sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Skate Rua do Porto

O DOCUMENTÁRIO


O fato da maioria do grupo ser skatista e vivenciar o cotidiano de ser skatista, fez com que despertasse o nosso interesse em mostrar para o público o verdadeiro sentido do skate na vida de uma pessoa, tão quanto um lugar específico que é a skatepark da Rua do Porto. O peso que esse lugar tem na vida de cada um e também desmistifica-lo ao olhar de leigos e até mesmos de preconceituosos que julgam um local sem ao menos conhecê-lo. No documentário, através de depoimentos, a pista de skate da Rua do Porto toma vida, e assim, mostramos O Espírito do Lugar!





HISTÓRIA


Piracicaba sempre foi um pólo do skate a nível nacional, onde surgiram na década de 70 os primeiros praticantes do esporte.
A Pista de Skate da Rua do Porto em Piracicaba, a qual é o foco do nosso documentário, foi um marco alcançado pelos skatistas que na época ( final dos anos 70 até 1992 ) não tinham um local adequado para a prática do skate. Sendo assim, andavam de skate nas ruas da cidade, praças e obstáculos improvisados.
Os skatistas eram submetidos a represão das autoridades, que prendiam os skates e repremiam a prática do esporte, considerando-os vândalos, desocupados e drogados.
Em meados de 1990/1991  surgiu a ASPIR (Associação dos Skatistas de Piracicaba e Região) que junto com uma passeata organizada pelos skatistas conseguiram a construção da primeira pista de skate de Piracicaba, a miniramp da Rua do Porto.

No ano de 1991 teve inicio a construção da pista (modalidade: miniramp), considerada até hoje uma das  melhores  pistas da América Latina dentro da sua modalidade. Em 1992 pós construção, sem sombra de dúvida mudou a cara do skate de Piracicaba, tendo assim o primeiro local exclusivo para prática do esporte.

A construção da pista não foi só importante para os skatistas da cidade, mas também para a cidade em si, que atraiu olhares do Brasil todo sendo palco de dois campeonatos nacionais
 ( Pirapro I e Pirapro II ).







Após 17 anos de existência, a já extinta ASPIR deu lugar a uma nova associação piracicabana de skate a APS, que com novos projetos, pleitearam junto a prefeitura a ampliação da miniramp adicionando uma área de street. Em 2010 a “nova” pista foi reinaugurada e o que já era um marco na cena do skate se firmou ainda mais como uma das melhores da América Latina, se não do mundo.




Videos:


Evento realizado em julho de 2011 com muito rock'n roll e principalmente muito skate!

Um comentário:

  1. Pô, muito legal essa postagem cara. Dá pra notar realmente a diferença dos anos 70 pra cá em relação ao Skate.

    ResponderExcluir